Pular numeração de páginas no Word

30 06 2010

Pois não é que temos leitores? Pensei que o blog fosse apenas uma ferramenta para avaliação do conteúdo em IPD, mas pelo visto há algumas pessoas que vêm aqui para aprender algo. Foi isso que aconteceu com a Samantha, nos exigindo pedindo com carinho uma matéria sobre numeração de páginas no Word 2010. Sem problemas, pequena. Ligaremos para oTécnico.

- Alô…

- Alô, é o Téc…

- Aqui é o Técnico, viajei para a África do Sul, ver o Brasil ser campeão. Deixe seu recado após o apito da vuvuzela. Phoeeeeeeeeeeeeeeeeein.

Er… pois é, né? Quando nessas horas o nosso salvador não pode nos ajudar, vai ser o jeito recorrer para o pai-dos-burros. Ele mesmo, o Gugol. Uma ligeira pesquisa em nossa biblioteca virtual revela facilmente o que procurávamos. Como aqui no Datilógrafos somos contra o ctrl+c / ctrl+v – mentira descarada -, vamos montar juntos um tutorial sobre o assunto:

Como pular numeração de páginas no Word

É fácil, até o mário sabe pular a numeração!

É fácil, até o mário sabe pular a numeração!

O grande problema na numeração automática das páginas é quando queremos que ela não apareça em uma determinada página. Muita gente dá aquele jeitinho brasileiro e põe uma caixa de texto branca sem contorno em cima do número. Mas daí imagina se você precisa mudar essa página de lugar? Lá vai você mexer a caixa de texto de lugar.

Isso não é uma boa prática. Mas se você, como eu, já passou horas e horas na frente do PC queimando os neurônios – e às vezes até o próprio computador – pra tirar o número da capa, folha de rosto, sumário e etc, a caixa de texto cai como uma mão na roda.

Pra alegria geral da nação, fazer o Word trabalhar é mais fácil do que parece. Basta pensarmos como ele pensa: os cabeçalhos e rodapés são todos vinculados, ou seja, ligados. Um cabeçalho é igual ao outro porque tem vínculo com seu anterior. Ora pois, diriam os portugas, então basta quebrar este vínculo!

Ao desfazer um vínculo, cria-se uma nova seção. Daí funciona assim, ó: você quer que a partir da introdução comece a numerar. Aí você mata o vínculo que há entre a introdução e as X páginas iniciais. Pronto: há uma seção pra capa, folha de rosto, sumário e etc; outra para o desenvolvimento do trabalho. Entendeu?

Aham, eu sei: estamos muito teóricos. É proposital. Agora chega a hora da prática: COMO QUE EU FAÇO ESSE MONTE DE COISA QUE VOCÊ FALOU, MINHA AUTARQUIA? Elementar, meu caro Watson.

Para criar uma nova seção, você deve ir até a guia Layout da Página e clicar em Quebras, depois em Quebras de Seção – Próxima página. Pronto. Habemus papam.

Agora, resta-nos desvincular o cabeçalho ou rodapé ao anterior. Clique nele e perceba que agora há a marcação “- Seção 2 -”. Neste momento sublime, há um botão escrito Vincular ao anterior na barra superior. Clique nele e corra pro abraço: pode apagar ou inserir o que quiser dentro deste campo que ele não influenciará no anterior.

Tudo bem, eu entendo que você quer fazer isso com todos os títulos de capítulos. Basta criar uma nova seção antes e outra depois da primeira página de cada capítulo. Desta forma, você desvincula esta página das outras e pode sumir com sua numeração.

Agora larga de ser preguiçoso e vai testar! Beijo do gordo.

Autor: Philip Melo

About these ads

Ações

Informação

22 respostas

1 07 2010
Waldemarina Gama

Muito obrigada pelas informações de numeração de página… Conteúdo de utilidade pública…
Nos próximos trabalho tentarei colocar em prática essa informção, mas qualquer coisa recorrerei a vcs..

2 07 2010
Philip "CyberZero" Melo

Nem se preocupa, Waldemarina, pode correr aqui que estamos sempre a postos! Vale a pergunta: conseguiu? Tentou?

Um abraço!

2 07 2010
Sam Lobo

Aee \o/
Valeu Datilógrafos!

Aquele negócio lá de colocar uma caixa de texto sem borda no cabeçalho com o número de páginas em cada folha, bem, eu tive que fazer isso em diversas ocasiôes, porque sabe, né? Na hora do desespero a gente faz de tudo. Hahaha!

Valeu mesmo pessoal.
Hugs.

7 07 2010
Thiago

Nossa gosto muito do blog de vocês, as sugestões de vocês são ótimas, e me auxiliou muito no trabalho de metodologia, acredito que esta iniciativa ajudou não só a amim como a todos os usuários deste blog.

7 07 2010
Adriana Souza

muuito obrigada era isso que eu nunca conseguia fazer, vocês me pouparam horas agora para fazer meus trabalhos

7 07 2010
Jéssica Caroline

Muito 10 o blog de vocês, foi extremamente útil essa postagem (não que as outras não sejam) eu sempre fazia a capa e a contra capa separadas do desenvolvimento mas agora tudo ficou muito mais claro XD
Valeu!

21 02 2011
Luizão

Carai, vei! tu me ajudaste pra caramba. Valeu as dicas. Agora não me perco mais nesse negócio de word. Abs

26 03 2011
Flavia

Muiiiiiiiiiito Obrigada!!!!!!!!!!

24 07 2011
Daniella

Muito obrigada pela informação.Foi super útil!!!
Daniella

30 08 2011
Barbara

Nao consigo… a opçao desvincular nao fica disponivel pra mim

18 09 2011
Roberto Bruno

Obrigado pelas informações. Caso tenha dúvidas, procuropor vocês mais uma vez.

5 10 2011
Marcela

UMA AJUDAAAAAA
estou mexendo com minha monografia, e a numeração deve aparecer na próxima página a da INTRODUÇÃO, começa-se a contar a partir da contra-capa, e não pode aparecer numeração em páginas que há abertura de capítulos.
SERA QUE PODEM ME AJUDAR??
Abs.

5 11 2011
Marlon

Muuuito Obrigado
Eu já não sabia mais o que fazer
valeu pela ajuda
salvou meu trabalho

28 11 2011
Dieneks

Muito bom!
Cara você sauvou minha pela…. muito obrigado

2 05 2012
karin

Muito boom, as 48 do segundo tempo, vc salvou meu relatório de estágio ! =D

17 05 2012
Leonardo Gomes

A opção de desvincular esta desmarcada e não pode ser alterada, o que faço?

6 06 2012
Mariana

me ajudou muito!!! muito obrigada!!!

10 06 2012
Lígia

Cara!!!Deu certinho!!!Deixo ak meus agradecimentos pois já estava quase enviando minha pasta de estágio sem numeração rsrsrs…..Valeu mesmo, beijo!!!!

12 06 2012
Laudelino Luiz Castro Tanajura

Obrigado e parabéns!!!
Bela iniciativa…

13 06 2012
Suellen

Meodeos… oq seria de mim sem esse aulão!!! extremamente feliz por ter conseguido fazer Mt obg!!!!!

15 06 2012
Tami

PARARARAMMMM! salvou meu artigo científico, e ainda consegui me virar no Word Mac, in english! Brigada!

10 08 2012
Gra

nossa foi a luz no fim do túnel….muito obrigadaa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: