Wiki Wiki!

21 06 2010

A Wikipédia. Cuidado com ela!

A Wikipédia. Cuidado com ela!

Nossa apresentação é amanhã, mas hoje a noite você já tem um gostinho do que vai ver, RÁ!

O post, desta vez, não terá nenhuma gracinha, piada ou brincadeira. Mentira. Desta vez, vamos direto ao assunto: alguma vez você já parou para analisar a Wikipédia? Pois bem, eu também já tive este dilema existencial. Mas é bem simples, quer ver?

Wiki é um software utilizado para criar páginas colaborativas na Web. Ela possibilita que qualquer usuário possa editar os documentos de sua biblioteca. Desta forma, torna-se um imenso – e talvez o mais palpável – aplicativo de edição colaborativa.

No entanto, sua tecnologia não possui suporte a edição em tempo real, o que não chega a ser o fim do mundo, visto que a necessidade é de redigir um artigo e deixá-lo disponível para que outras pessoas possam lê-lo, revisá-lo ou incrementá-lo. Desta forma, o site torna-se um grande espaço criado por diversas pessoas – especialistas ou não – de diversos lugares do mundo.

No entanto, nem só de flores vive o homem (não sei de onde tirei isso). Como é aberta para qualquer pessoa, está sujeita a vandalismos ou falta de conhecimento. Por causa disto, sempre desconfie do que você lê nas Wiki da vida.

O caso mais conhecido é a Wikipédia, que nada mais é do que uma Barsa enciclopédia gigante redigida por milhares de pessoas de diversos cantos do mundo. Lá podemos colar todos os nossos trabalhos encontrar definição para os mais diversos assuntos, além de colaborar para a expansão do que já existe.

Para nós, orelhas-secas administradores, as Wiki abrem um imenso leque de possibilidades: ao invés de carregar os gigantescos manuais da empresa, você pode simplesmente fazer uma Wiki com todos os conceitos, cargos, organogramas, listas, processos e etc! Além disso, há a possibilidade de você gerir um projeto através do website, gerenciando checklists dos encarregados, dando idéias as colaboradores, checando orçamentos e etc. É um poço infinito de possibilidades, basta ter paciência na hora de configurar.

Como instala? Bem, ai você vai precisar de um daqueles mestres Jedi bem nerds pra fazer isso pra você. Ainda bem que eu tenho o meu, né, Nico?

Autor: Caio Cezar


Ações

Information

2 responses

7 07 2010
Thiago

Eu nunca tinha analisado desta forma, é ótimo nos atualizarmos sobre estes sites, afinal são eles quem nos dão suporte para maioria de nossos trabalhos, e estamos tão acostumados que nem verificamos a vericidade das informações, que é um perigo. Que fique de alerta a todos.

7 07 2010
Thiago

Fiquei com algumas dúvidas na sua apresentação sobre aquele aparelho preso no pescoço, ele lê os pensamentos de outras pessoas ou por exemplo no caso de alguém deficiente, mudo: ele transmite o pensamento do deficiente e passa para outras pessoas, convertendo o pensamento em áudio? É isso mesmo ou estou errada?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: