Arquivos PDF

21 03 2010

O técnico assistindo o jogo.

Pra mim esse negócio de computador continua sendo uma beleza mistério tremendo. Um dia desses, escrevia um trabalho no Word para apresentar na faculdade. Os problemas começaram quando tentei imprimir. Foi um tal de desliga, liga, deleta e tenta denovo até que desisti.

O jeito foi ligar para o paladino da justiça, defensor dos fracos e oprimidos e guardião das esferas do dragão: O TÉCNICO. No entanto, nosso companheiro das horas mais difíceis viajava pra assistir o Flamengo x Buááááotafogo desse domingo.

Logo, desisti, salvei o arquivo em um pendrive e levei pra imprimir na reprografia. Quando cheguei lá, a surpresa: estava tudo fora do lugar. Passei quase meia-hora pra colocar imagens, caixas de texto e outros em suas devidas posições de origem.  Enquanto chingava a mãe do Bill Gates trabalhava nisso, fiquei pensando: computador é tão prático, como pode não existir nada pra prevenir esse tipo de coisa?

Assim que consegui entrar em contato com O Técnico, e depois de receber mais de 1.000 e-mails, 350 mensagens no Twitter,  2.500 comentários, 48 telefonemas e alguns puxões de orelha pelos corredores da UFAM, fiquei sabendo da existência dos arquivos PDF – Portable Document Format.

Arquivo PDF

Pensando nesse tipo de situação, a Adobe resolveu o problema lançando um tipo de arquivo que não perdesse a editoração em qualquer computador. Desta forma foram lançado o Acrobat – que cria os arquivos PDF, pago – e o Reader – que os lê, gratuito.

Como vivemos em um mundo onde a Web é cada vez mais a base de programas piratas livres, rapidamente surgiram opções para os lisos menos favorecidos:

Cute PDF Writer: Este programa cria uma nova impressora em seu computador, a CutePDF.  Ao imprimir nela, você estará criando um novo arquivo PDF. Simples assim. Esta é apenas uma das diversas opções que você encontra no Google, assim como o Expert PDF Pro – dica de nosso assíduo leitor Leonardo Lacerda.

Outra característica marcante dos arquivos PDF é que há a opção de serem “protegidos”. O adjetivo define que você não vai conseguir copiar parcial ou totalmente o texto ou imagens do documento – sim, é o fim do CTRL+C e CTRL+V. No entanto, mais uma vez nossos amigos hackers puseram suas caixolas pra pensar e desenvolveram algumas ferramentas, como o:

PDF Unlocker: Retira senhas e restrições de arquivos PDF para que você fique livre para voa… digo, livre para copiar e colar.

Rapaz, perdi a hora! O pessoal já deve estar me esperando pra jogar o dominó da tarde. Fui!

Autor: Philip Melo


Ações

Information

6 responses

22 03 2010
Leonardo Lacerda

Boa! Quer dizer então que o arquivo pfd foi criado pra não deixarem que outros copiem e colem,e alguém foi lá e criou um programa que “desbloqueia” o arquivo, permitindo a fralde??

Afinal, é bom saber desses programas?

grande abraço, e obrigado pela parte que me toca, haha.

Leonardo Lacerda

22 03 2010
Philip Melo

Leo, não é fraude. Afinal, se você pôs senha no seu arquivo e esqueceu, acho bom começar a procurar os Datilógrafos pra aprender como desbloquear, haha.

22 03 2010
Bruna Grecia

AHUSHUASHUAS
Santo PDF não deixa as coisas desconfiguradas e ainda empedi que copiem!

Gostei do texto Philip! e o blog tá um luxooo😀

23 03 2010
Quando o Word não funciona… « Datilógrafos

[…] operacionais – Linux, Windows e Mac. Inclui a capacidade de exportar arquivos em Formato PDF – Portable Document Format – de modo muito fácil e rápido e sem necessidade de recorrer a outros programas. Logo o […]

23 03 2010
jaciane

pote… finalmente alguem me explica o que quer dizer: PDF…
já faz um tempinho que eu tava querendo saber…
e é bom saber que nao pode ser colado…
ele é mais importante do que pensava…
vou tentar dar mais atenção a ele… rsrsrs…

30 03 2010
Ed Martins

Isse bloqueio nos deixa chateados pois a mão do universitário e/ou (de qualquer outro ser que estude) coça pelo ctr+c ctr+v, porém
ao criar algo de tenha levado tempo é compreensível querer proteger o documento. Enfim, valeu por essa dica dos rackers rsrs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: