Referências ABNT no Word 2007/2010

15 05 2010

Vigi maínha que me deu uma priguiça danada da peste esses últimos dias! Mas não pensem vocês, leitores assíduos e fãs do blog mais descolado do momento, que vão ficar órfãos tão cedo! O professor tá voltando e vai começar tudo denovo. Portanto, após aprendermos como fazer sumários automáticos, vamos deixar de percorrer o texto do início ao fim pra fazer referências ou bibliografias. O Word faz pra tu você.

Em um artigo que escrevi em maio, o “Nota Rápida: Conheça o Mecanismo Online para Referências“, apresentei um recurso online (e gratuito) que gera referências no formato ABNT. Com certeza, se trata de uma mão na roda mas, no caso de grandes documentos (como teses e dissertações) o gerenciamento de referências e citações pode se tornar um problema considerável.

Provavelmente, as pessoas que utilizam o LaTeX não tem esse tipo de problema, mas aqueles que usam editores de textos como o Word e o OpenOffice podem encontrar problemas e dificuldades para fazer este gerenciamento e, principalmente, para utilizar as normas da ABNT para citações e referências.

No Word 2003, por exemplo, não há nenhum mecanismo nativo que permita o gerenciamento de referências. Entretanto, o Word 2007 possui um gerenciador de referências. O problema é que ele não vem com as normas ABNT de fábrica.

Como nem todos conhecem o gerenciador de referências do Word 2007, ele fica localizado na aba References (é que meu Word está em Inglês):

Aba References

Vamos nos focar apenas nas funcionalidades relacionadas diretamente com referências e citações:

Citações e Bibliografias

Os estilos disponíveis de referências que vêm de fábrica não incluem o estilo da ABNT:

Estilos de Referências

Isso torna inútil este recurso para os brasileiros que escrevem textos acadêmicos que exigem obediência às normas ABNT (como monografias, teses, disseratações e artigos científicos). Mas, nem tudo está perdido. Recentemente encontrei uma forma de inserir os estilos da ABNT no banco de estilos de referências do Word 2007.

O procedimento é relativamente simples, vejam:

1. Faça download do arquivo com as normas ABNT:

Siga este link e faça download do estilo de norma que você deseja. Atualmente existem três estilos disponíveis: a ABNT normal (citações feitas com o sobrenome do(s) autor(es) e bibliografia em ordem alfabética), a ABNT numérica (citações indicadas por números e bibliografia na mesma ordem das citações) e uma ABTN numérica alternativa (se você instalar esta, depois me diga como ela é….   ;-) ). Se você clicou no link indicado no começo deste parágrafo, verá uma tela com os links para download:

Estilos ABNT disponíveis para download

Para fazer o download, você deve clicar no link correspondente ao estilo que deseja instalar e aceitar os termos de uso  (clique em I Agree):

Licença de uso do estilo

Salve o arquivo (que tem extensão XSL) no diretório de sua preferência:

Salve onde quiser.

2. Copie o arquivo para o local correto

Depois que você salvou o arquivo do estilo ABNT desejado, só resta copiá-lo para o local em que o Word 2007 armazena seus estilos.

Na maioria das máquinas com o Windows, o local é este (se seu Windows estiver em português, substitua program files, por arquivos de programas):
%program files%\Microsoft Office\Office12\Bibliography\Style

No caso de máquinas com o MAC e Word 2008, coloque o arquivo em:

/Applications/Microsoft Office 2008/Microsoft Word.app/Contents/Resources/Style/

Pronto. Se você seguiu os passos acima, já tem instalado o seu estilo ABNT:

Estilo ABNT instalado.

Autor: Philip Melo

Fonte: TecnoSapiens

Ações

Informação

29 respostas

8 06 2010
jaciane noronha

a novidade muito me alegra uma vez
que isso facilitara, e muito, a vida de nós – estudades- nos fazendo economizar tempo!

8 08 2010
Camila Telcontar

Olha, há muito tempo eu procurava esse arquivo para download, já estava cogitando editar um dos estilos nativos do word!! achar esse seu post me economizou muito tempo na escrita da dissertação!
Eu poderia te dar um beijo de agradecimento!! hahaha…

Continue com posts ótimos assim! Seu blog já vai para o meu feed.

20 08 2010
Maria Cristhine

Oi,
pena eu nao ter conseguido instalar no word pois o meu notebook eh windows vista e estou tendo dificuldades pra encontrar a tal pasta onde estao salvos os arquivos do word….

mas adorei….
se puder ainda me ajudar… agradeco!

abracos! e parabens!

24 08 2010
Leon Neves

que lindo *_* datilógrafos ajudando o mundo! cof cof*
aprendemos com o nico ;p

19 09 2010
Clara Sá

Bem, faz um tempão q eu procuro algo sobre as regars da ABNT…
adoreeei!!!

25 09 2010
Tyara

Ótima dica!

Tenho uma dúvida…vamos lá: tem alguma alternativa para inserir o padrão de referência bibliográfica “Requisitos uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos (http://www.icmje.org)” automaticamente no Word 2007, assim como é possível para o padrão ABNT?

Obrigada!
Até mais

25 11 2010
jana

oi. queria saber o ” local em que o Word 2007 armazena seus estilos” no windows 7. nao conigo de jeito nenhum. me ajudem. brigada! bj

22 04 2011
Eusamara

Bom dia, desde ontem to tentando instalar o programa, meu word e de 2010, fiz tudo que acordo com suas orientações, mais na hora de achar o arquivo de progravas , não consigo, na verdade nem sei aonde procurar, será possivel uma ajudaaa plissss, beijos

5 03 2012
Ernandes Tenório

Vc vai em “meu computador” > clica no disco C: > Arquivos de programas > Microsoft office > Office 14 > Bibliography > Style. Lá veja se vc consegue visualizar arquivos como “tubarian” e etc. ai é so colar lá…

22 04 2011
jonatas

Fiz os procedimentos acima, só que nao aparece a opção abnt no word?
como faço pro word reconhecer o arquivo que eu coloquei na pasta?

26 04 2011
Kepler Nicolaus

Olá pessoal, estou tentando seguir o tutorial, mas estão faltando as imagens…

29 06 2011
Ernandes Tenório

Depois de muito penar encontrei o local onde você deve colar o arquivo XSL no word 2010.

Arquivo de programas/microsoft office/office 14/ bibliography/ style

30 07 2011
Dorian

obrigado! a Microsoft esquece dos Brasileiros

16 08 2011
Carol

Obrigada!!!

12 09 2011
Thiago

Olá, funcionou que é uma beleza. Mas tem um problema, quando eu quiser escrever, “segundo x, y, e z (200x)”, O word me obriga a colocar tudo entre parenteses, teria algum opção para colocar direto no texto só com a data entre parenteses? Obrigado

16 09 2011
Simone Carvalho das Neves

Pq eu não consegui? meu Windows é XP, e no meu not é 7 homebasic, não identifiquei essa pasta, e não abriu aquela janela salvar executar… o que será que eu fiz de errado?

29 09 2011
Virgílio Almeida

Muito obrigado pela dica. Realmente uma mão na roda! Vai um complemento para quem está como Word para MAC 2011. O caminho para salvar o arquivo é Applications>Microsoft Office 2011>Microsoft Word (clicar com o botão secundário e solicitar que exiba:>Package Contents>Contents>Resources>Style.
Acho que quem tiver a versão em português vai conseguir achar os equivalentes…
Mais uma vez, obrigado!

11 09 2012
Ge Gomes

Valeu pela dica! Uso o Office 2011 e não estava achando o caminho ;) Agora sim!!

9 11 2011
venyton

Obrigado, ajudou bastante!
No Word 2010 a pasta para por os arquivos é:

se o seu pc for 32 bits:
C:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office14\Bibliography\Style

se o seu pc for 64 bits:
C:\Arquivos de Programas (x86)\Microsoft Office\Office14\Bibliography\Style

18 11 2011
will Smith

this shit is more than ?????

17 02 2012
Angela Cancherini

Tentei tentei e não consegui! Gostaria de saber como fazer no Office 2010, coloquei os dois endereços e não encontrei o local para copiar o arquivo. Seria muito útil. pode me ajudar?

7 06 2012
John Nias

tenta esse endereço aqui -> C:\Program Files\Microsoft Office\Office14\Bibliography\Style , o meu também é a versão 2010 e foi assim que consegui… ^^)

6 03 2012
Angela Cancherini

Obrigada tenório. Achei o lugar. Mas, rsrsrsr, não consegui fazer o download do arquivo da ABNT!

7 03 2012
Paulo Marcelo Albuquerque

Olá,

Colaborando com os amigos, acabei de baixar o arquivo da ABNT neste endereço: http://bibword.codeplex.com/releases/view/27212

Segui as orientações deste site sobre como instalar: http://www.tecnosapiens.com.br/2009/10/instalando-referencias-abnt-no-word-2007/

A única diferença é que meu Word é 2010, então precisei localizar a pasta correta em que devemos salvar o arquivo. No meu caso foi este: C:\Program Files\Microsoft Office\Office12\Bibliography\Style

Salve o(s) arquivo(s) da ABNT dentro. Feche o Word e quando abrir de novo, já vai aparecer o estilo da ABNT na lista.

Espero ter ajudado alguém.

Paulo Marcelo Albuquerque.

13 03 2012
Arivelto

Excelente dicA!! pARABÉNS… INSTALEI NO 2010

3 08 2012
markos

o problema é que o programa transforma o nome, e prenome dos autores em sigla. e não pode ser assim..
exemplo Rogério Almeida Ceni, ficará CENI, R.A.

20 08 2012
Leo Leite

Muito obrigado!!! Essa dica ajudou e muito!!!!

11 09 2012
Ge Gomes

Uso o Office para Mac 2011 e não consegui achar o local onde fica armazenado os estilos de referência. (que no caso do office 2008 seria: /Applications/Microsoft Office 2008/Microsoft Word.app/Contents/Resources/Style/)

Você sabe dizer qual o “caminho” para o office 2011?
Obrigada!

14 09 2012
Andrea Carvalho

Muito obrigada, foi muito útil para ajudar nos meus trabalhos! Já indiquei para amigos, inclusive! Abraços!

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

